Um ano após o lançamento do desafio Resilient by Design Bay Area, liderado pelo TLS Landscape, foram apresentados os nove conceitos finais de projeto. O desafio Bay Area foi lançado com uma chamada à ação para “reunir residentes locais, organizações comunitárias, funcionários públicos e especialistas locais, nacionais e internacionais para desenvolver soluções inovadoras que fortaleçam a resiliência da região ao aumento do nível do mar, tempestades severas, inundações, e terremotos". A ideia formulada como um “diagrama à resiliência” pode ser replicada e utilizada local e globalmente. Outros desafios urbanos também serão abordados, incluindo moradia, transporte, saúde e disparidade econômica como forma de não apenas proteger as regiões atuais, mas fortalecê-las.
As equipes colaborativas incluem projetistas de renome mundial como BIG, Mithun e HASSELL+.
Leia mais sobre cada um dos conceitos finais de projeto.
The Estuary Commons: People, Place, and Path Forward
All Bay Collective
San Leandro Bay
Dos arquitetos:
Para proteger os bairros locais e restaurar os habitats nativos, o All Bay Collective reimagina a orla da Baía de San Leandro com a criação dos Estuários Comuns. Através da construção de lagoas, relevo e córregos expandidos, as comunidades de Deep East Oakland, Alameda e San Leandro não só serão capazes de se adaptar ao aumento do nível do mar e inundações de águas subterrâneas, mas também terão uma rede de florescimento verde para as futuras gerações. O All Bay Collective trabalhou em estreita colaboração com oito organizações comunitárias para deslocar grupos comunitários das margens ao centro do processo de projeto e planejamento.
Islais-Creek - Hyper Creek
BIG + ONE + Sherwood
Cidade de São Francisco: Bayview-Hunters Point, Dogpatch e Potrero Hill
Dos arquitetos:
Islais Creek - Hyper-Creek é uma visão para a área onde a ecologia e a indústria coexistem em harmonia.
O BIG + ONE + Sherwood divulgou seis projetos piloto propostos, desenvolvidos em conjunto com stakeholders e comunidades locais, para dar início a um processo de longa data para realização da visão global. No centro de sua proposta está um grande parque com um sistema de riachos de maré restaurado e a costa compartilha a área com funções marítimas, manufatura e logística que formaram o principal suporte econômico da área durante décadas. O parque desempenha um papel importante na construção da resiliência física e social: retém, transporta e limpa a água, protegendo os bairros circundantes, ao mesmo tempo que oferece comodidades e benefícios para a comunidade.
Elevate San Rafael
BionicTeam
San Rafael, Marin County
Dos arquitetos:
Elevate San Rafael é um novo paradigma à responder as complexas mudanças ambientais e simplesmente o que precisa ser feito: ocupar elevações mais altas e elevar a qualidade de vida e a conexão social para todos. Propõe a evolução da cidade, combinando abordagens testadas pelo tempo à adaptação costeira com uma agenda moral, financeira e de infraestrutura para a preparação em larga escala.
The Grand Bayway
Common Ground
San Pablo Bay, Sonoma & Napa County
Dos arquitetos:
State Highway 37, uma rota de baixa altitude que contorna a borda norte da baía de San Pablo, está cheia de tráfego e cada vez mais inundada devido à elevação do nível do mar. Sentado em cima de um dique precário que confina um imenso, mas comprometido complexo de pântanos, Fraser Shilling tem observado, "a estrada tem a dúbia distinção de restringir o tráfego e os fluxos das marés". O projeto considera um novo futuro para esta rodovia como um caminho cênico elevado, criando uma icônica "porta frontal" para um vasto espaço ecológico aberto conhecido anteriormente por poucos. Acessível a bicicletas, corredores, caiaques, campistas e pescadores, o Grande Bayway se tornará um Central Park para mais sensibilidades do século 21 nas comunidades em rápida expansão da baía norte.
Collect & Connect - Resilient South City
South San Francisco, San Mateo County
Dos arquitetos:
Coletar & Conectar - Resilient South City é uma proposta para criar mais espaços verdes públicos e acesso público contínuo ao longo de Colma Creek, com o objetivo de reduzir os impactos das inundações, mitigar a vulnerabilidade do aumento do nível do mar, restaurar a flora e fauna nativas e criar mais comodidade e oportunidades de estilo de vida saudável conectando um contínuo corredor público do Orange Memorial Park a um novo parque público na costa.
Designing Our Own Solutions
P+SET (Permaculture and Social Equity Team)
Marin City, Marin County
Dos arquitetos:
A equipe de Permacultura e Equidade Social propôs um processo de projeto social para construir a capacidade da comunidade em liderar os desafios de adaptação costeira e planejamento de resiliência. A equipe foi convidada a implementar seu processo na cidade de Marin pela Shore Up Marin, uma organização de planejamento de resiliência e justiça ambiental. Fora do processo, desenvolveu-se um programa de capacitação construtiva, resultando em um Plano inspirador às pessoas para autenticamente refletir as aspirações e intenções da comunidade residente. Um grupo intergeracional ampliou o conhecimento existente para avaliar e abordar os riscos, desenvolvendo estratégias de curto e longo prazo com um conjunto prioritário de projetos a serem parcialmente implementados já neste verão.
Unlock Alameda Creek
Public Sediment
Alameda Creek, Alameda County
Dos arquitetos:
Unlock Alameda Creek é um projeto implementável que conecta a Alameda Creek com suas baías históricas. Ao reconectar os fluxos de sedimentos do riacho Alameda aos pântanos na borda da baía, a proposta cria uma infraestrutura ecológica protetora que se adapta ao aumento do nível do mar. Ele fornece um suprimento sustentável de sedimentos para pântanos à adaptação do aumento do nível do mar, reconecta peixes migratórios com suas áreas de desova históricas e introduz uma rede de espaços comunitários que recuperam o riacho como um lugar para as pessoas, construindo um ethos e consciência em torno de nossos recursos públicos sedimentares.
ouR-HOME
The Home Team - Mithun
Richmond, California
Dos arquitetos:
Os projetos de resposta ao aumento do nível do mar do ouR-HOME estão ligados ao bem-estar sanitário e financeiro dos residentes que foram tradicionalmente excluídos de oportunidades para melhorar a saúde e o patrimônio familiar. Moradias de pequeno porte, um fundo de terras comunitárias, títulos de impacto social e infra-estrutura comunitária combinam-se para reduzir o custo de entrada na casa própria. Propostas de infra-estrutura verde para levar o "pântano à Main Street" com um dique horizontal e plantar 20.000 árvores para filtrar ar e água são estratégias que podem ser implementadas por meio de programas locais de emprego e carreira - beneficiando as pessoas em North Richmond.
South Bay Sponge
The Field Operations Team
San Mateo e Santa Clara County
Dos arquitetos:
A “Esponja” é um conceito de uso da natureza e dos sistemas naturais como uma ferramenta primária para a adaptação climática e resiliência na Baía Sul, inspirada tanto pela função histórica dos pântanos intermarés da região quanto pela proteção contra inundações, bem como pelos notáveis esforços para restaurar as Salinas da Baía Sul. O potencial de uma assembléia em larga escala de pântanos remanescentes, lagoas de água salgada recentemente restauradas e áreas úmidas recém-construídas como o componente central de uma estratégia regional de proteção contra inundações é radicalmente inovadora, mas também ressonante com a paisagem de South Bay atual. Além de abordar a adaptação climática, a South Bay Sponge pode dar às paisagens da baía sul uma identidade poderosa e legível.
Descrição dos projetos e notícias via: Resiliency by Design